A melancolia de Soror Saudade
- kylquintela

- 8 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

💫Florbela Espanca (08/12/1894 - 8/12/1930) é uma importante poetisa portuguesa, cuja vida foi marcada por uma profunda depressão.
Filha ilegítima, teve sua paternidade reconhecida apenas após a sua morte precoce.
Casou-se pela primeira vez ainda muito jovem e sofreu um aborto espontâneo, que fragilizou sua saúde física e mental.
📚Escritora contumaz, Florbela se aventurou por vários estilos literários, mas é mais conhecida por sua poesia profundamente apaixonada.
Após a morte acidental de seu irmão mais novo, a escritora teve seu quadro mental agravado e tentou #suicídio em seguida. À medida em que sua depressão se agravava e sua #saúde física se deteriorava, Florbela desistia de viver e após duas outras tentativas de suicídio em 1930, consuma o ato no dia do seu aniversário de 36 anos.
💫Em 08 de dezembro de 1930, Florbela Espanca "morre de melancolia".
👩🏻⚕️A depressão é um dos principais fatores de risco para o suicídio (principal causa de morte evitável no mundo) e precisa ser combatida. À época em que Florbela padeceu desse que hoje é o grande mal do século, pouco se conhecia a respeito dos transtornos mentais e menos se sabia sobre como tratá-los adequadamente. Atualmente, há várias alternativas em termos de medicamentos e outras terapias não farmacológicas, possibilitando a remissão dos sintomas e qualidade de vida aos portadores dessa condição.
⚠️Importante!! Se você (ou alguém que conhece) está apresentando sinais e sintomas que sugerem que algo não está bem (tristeza profunda "sem causa", alteração de sono, perda de energia, falta de vontade de fazer coisas de que antes gostava, mudanças no apetite, pensamentos negativos e de morte, entre outros) procure ajuda profissional, quanto mais precoce o diagnóstico e tratamento, melhores os resultados. E não desista! #FalarÉaMelhorSolução🖖🏻
🤩Ainda recito Florbela de cor 😌 Grata por essa mulher revolucionária ter nos deixado um belo legado em verso e prosa. Triste por todo o sofrimento que vivenciou.
#compartilhe Florbela
_edited.png)



Comentários