Dia Mundial do AVC
- kylquintela

- 29 de out. de 2021
- 2 min de leitura

O Acidente Vascular Encefálico (AVE) ou Acidente Vascular Cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral, é uma das principais causas de óbito e incapacidade no mundo e a primeira, no Brasil.
O AVE tem duas principais causas: hemorragia intracerebral, decorrente da ruptura de algum vaso sanguíneo cerebral e isquemia, redução do aporte de oxigênio para as células nervosas, geralmente ocasionado por um trombo ou êmbolo.
Saber reconhecer um provável AVC é extremamente importante, uma vez que o tempo para o diagnóstico e início do tratamento está intimamente associado ao desfecho.
Então, como eu posso reconhecer um derrame cerebral?
É comum que a pessoa que esteja sofrendo um AVC se queixe de dor de cabeça súbita e muito intensa, pode relatar tontura e náuseas, apresentar vômitos e referir esquecimento, dificuldade de concentração e “formigamento”.
Os principais sinais que sugerem um AVE foram resumidos em um algoritmo simples e de fácil aplicação: SAMU.
S – de Sorriso. Peça para a pessoa sorrir – ela não será capaz de esboçar um sorriso adequadamente;
A – de Abraço. Peça um abraço – será possível observar que um dos braços está com o movimento alterado (não consegue erguer os braços);
M – de Mensagem. Peça para a pessoa repetir uma frase/mensagem. É possível que ela emita sons incompreensíveis, como se falasse em um idioma desconhecido;
U – de Urgência. Na manifestação de qualquer desses sinais, leve imediatamente a vítima para um serviço de URGÊNCIA/EMERGÊNCIA. *Atenção: Nesses casos, é importante levar a pessoa imediatamente a um HOSPITAL, pois a abordagem requer recursos somente encontrados nesses estabelecimentos (Centro de Saúde, Clínicas, UPAs, não dispõem dos recursos ideais para o diagnóstico e tratamento do AVE). “Tempo é cérebro”. Quanto mais o tempo passa, mais neurônios morrem.
É importante ter em mente que o AVE é mais comum em idosos, pessoas acima de 65 anos, tabagistas, etilistas, hipertensos, diabéticos, portanto, vale lembrar da importância do estilo de vida: alimentação saudável, exercícios físicos de rotina, cessação de tabagismo/etilismo e do consumo de outras drogas.
Compartilhe e salve vidas! 🖖🏻
Referência
MANNERS, Jody; STEINBERG, Alexis; SHUTTER, Lori. Early management of acute cerebrovascular accident. Current opinion in critical care, v. 23, n. 6, p. 556-560, 2017.
_edited.png)



Comentários