"Eu me deixo ser"
- kylquintela

- 10 de dez. de 2021
- 2 min de leitura

"Clarice,
veio de um mistério, partiu para outro.
Ficamos sem saber a essência do mistério.
Ou o mistério não era essencial,
era Clarice viajando nele.(...)" - Drummond
💫Clarice é minha escritora favorita, desde há muito, quando tive o primeiro contato com sua obra. Me fascinou a profundidade na escrita da autora, tão carente na literatura contemporânea. Encontrei em seus textos a expressão para as minhas angústias e "porquês" da vida. O existencialismo, a denúncia, a sinceridade que só Clarice entrega em cada texto são indescritíveis.
Nasceu na Ucrânia e ainda bebê migrou para o Brasil. Cresceu em Recife e na adolescência mudou-se para o Rio de Janeiro. Clarice orgulhosamente se declarava brasileira, era no Brasil que estava o seu lar.
Cursou direito, mas não exerceu, dedicou-se à escrita, para a nossa sorte. Durante seu casamento com Maury Gurgel, vivenciou mais uma série de migrações, o que depois resultou no seu divórcio, pois desejava regressar ao Brasil, onde criou seus dois filhos, Pedro e Paulo. Segundo Paulo, sua mãe conciliava bem a escrita e a maternidade, inclusive teria escrito alguns livros infantis para seu filho. A própria se descreveu como uma pessoa maternal, algo distante da visão de pessoa reservada e sóbria, que alguns têm de Clarice.
Suas cartas à família, amigos e fãs revelam uma pessoa sensível, amável, carinhosa, divertida, culta, preocupada com questões sociais e políticas, forte e ao mesmo tempo frágil, sólida, consistente e muito resiliente. Humana, essencialmente.
Clarice também gostava de pintar e sua arte plástica é tão marcante quanto sua literatura; a escritora fala sobre a pintura em #ÁguaViva, meu #livro favorito e o qual não canso de ler, nem de indicar.
Faleceu em nove de dezembro, um dia antes de seu aniversário de 57 anos, muito antes de eu vir ao mundo e lamentar tal desencontro.
Sinto em cada #leitura tanta proximidade com #Clarice, que é como se a conhecesse profundamente. Mas qualquer tentativa de descrevê-la não faz jus a sua grandiosidade.
10 de dezembro é, antes de tudo, dia de Clarice! Celebremos 🎊🖖
"O adulto é triste e solitário.
A criança tem a fantasia, é solta." #ClariceLispector
"Ou toca, ou não toca. Suponho que me entender não é uma questão de inteligência e sim de sentir, de entrar em contato."Clarice Lispector em entrevista a Júlio Lerne, programa Panorama, TV Cultura, 1977.
_edited.png)



Comentários