Pertencimento e Identidade no Autismo
- kylquintela
- 14 de abr. de 2022
- 2 min de leitura

Asperger’s Are Us é um documentário que acompanha a jornada de quatro comediantes autistas, fãs de Mount Python, em turnê pelos Estados Unidos, a caminho de sua última performance.
Quatro jovens que se conheceram em um acampamento decidiram unir seus dons para a comédia com o objetivo de divertir as pessoas. A série mostra a rotina de Jack, New, Noah e Ethan na estrada em um “motorhome”, para completar a turnê. Alguns públicos são um pouco mais “difíceis”, outros acolhedores, mas nem sempre o sarcasmo e as “sacadas” dos rapazes são compreendidas ou bem recebidas pela plateia; vê-los se desafiando e apoiando uns aos outros no processo que pode ser mais desafiador para as pessoas no espectro autista, para realizar um sonho, é gratificante e emocionante.
Acompanhamos os relatos individuais e emocionantes dos artistas sobre suas trajetórias, em que relatam dificuldade para estabelecer relações de amizade, ser aceitos pelos pares e se adaptarem a ambientes e situações pouco inclusivas. Conhecer outros autistas e desenvolver o sentimento de pertencimento a uma comunidade foi extremamente importante para mudar suas vidas.
No Brasil, estima-se que há cerca de 2 milhões de autistas ao redor do país, se estimássemos uma distribuição igualitária (o que, claro, é uma suposição), teríamos cerca de 360 autistas por município brasileiro, a probabilidade de autistas se encontrarem ao acaso e desenvolverem uma amizade pode diminuir perante os números. Contrapartida, há uma impressão de que a presença de autistas nas redes sociais tem aumentado, tornando maiores as probabilidades de um encontro entre pares - o que pode ser positivo tanto individualmente, quanto coletivamente. A reflexão aqui não tem o propósito de incitar segregação, mas de demonstrar a importância do estabelecimento de uma comunidade unida e consistente. Quando uma minoria se une em prol de uma causa em comum, as chances de sucesso aumentam, se comparadas às lutas individuais. O autismo tem saído do "anonimato" e se tornado cada vez mais visível, nos últimos tempos, fato importante para promover a conscientização da maioria que faz, aplica e fiscaliza leis. Nos últimos dez anos, houve importantes avanços para a conquista de direitos dos autistas, entretanto, ainda falta muito para que sejam garantidos, sem a necessidade de desgaste, batalhas judiciais e exposições a violação desses direitos, que infelizmente temos visto com bastante frequência. A história dos jovens comediantes mostra, em menor escala, que quando as pessoas se unem com um mesmo propósito e se entendem nada é impossível.
Asperger's Are Us está disponível na Netflix e na HBO Max.
Comments