top of page

The 'a' word: a vida com Joe

  • Foto do escritor: kylquintela
    kylquintela
  • 23 de mai. de 2022
  • 2 min de leitura

ree

“Não vamos falar aquela palavra com ‘A’”, essa foi a decisão dos pais de Joe, quando descobriram que seu filho era autista. Joseph Hughes (Joe) é uma criança (com um incrível gosto musical) que desde cedo exibia dificuldade na comunicação verbal e interação social e comportamento ritualizado. O atraso na linguagem não passou despercebido, motivo pelo qual seus pais buscaram avaliação fonoaudiológica, que não verificou alterações auditivas (mas sugeriu ampliar a investigação, a que se recusaram). À medida em que a criança crescia e as demandas sociais aumentavam, os comportamentos que sugerem autismo se destacavam e, após uma discussão com o tio da criança, seu avô decide levá-lo a uma avaliação médica. A partir daí, a dinâmica da família de Joe muda completamente. Dúvidas, falta de acesso a recursos terapêuticos, dificuldades de inclusão escolar, rejeição, psicofobia e, principalmente, negação são alguns dos fatores que impactaram negativamente a família Hughes. A série explora o drama comum a várias famílias de crianças autistas e do autista propriamente dito.

The ‘A’ word mostra o despreparo da sociedade para incluir os neurodivergentes e o quanto isso é prejudicial ao desenvolvimento do indivíduo. A série se passa em um pequeno distrito da Inglaterra, com poucos recursos terapêuticos e sociais, o que força a família a buscar suporte em outra cidade. No Brasil, a realidade não é tão diferente – talvez, para alguns, seja até mais complicada -, pois, embora a legislação estabeleça a obrigatoriedade do Estado em oferecer recursos diagnósticos e terapêuticos a autistas, ainda nos deparamos com uma enorme falta de assistência, principalmente àqueles que dependem 100% do SUS. O diagnóstico precoce e as intervenções multidisciplinares são fundamentais para a qualidade de vida do indivíduo e devem ser garantidos!

Para combater o preconceito, é necessário estudar, pesquisar, divulgar o tema com informações claras e precisas. Autistas e suas famílias necessitam de acolhimento e compreensão e não de preconceito e exclusão. Fica o convite para assistir à série e refletir sobre a importância da inclusão (como você pode apoiar essa causa?). The 'a' word tem três temporadas e um total de 18 maravilhosos episódios.



Comments


bottom of page