"Vivam a imaginação, pois ela é a nossa realidade mais profunda."
- kylquintela
- 20 de set. de 2021
- 1 min de leitura

Nise da Silveira (1905 – 1999), mulher, nordestina, médica, psiquiatra, revolucionária. Graduou-se em 1926, sendo a única mulher em uma turma de 157 homens.
Foi uma grande divulgadora da Psicologia Analítica, teorizada por Carl Jung. Conhecida internacionalmente pelos seus esforços para a humanização do tratamento psiquiátrico no Brasil, fundou o Museu de Imagens do Inconsciente e a Casa das Palmeiras, instituições dedicadas à pesquisa, divulgação artística e reabilitação de pacientes psiquiátricos.
Nise revolucionou a forma de fazer psiquiatria no país. A médica utilizou, dentre outros recursos, de arteterapia e terapia assistida por animais, proporcionando aos seus clientes uma reconexão com a “realidade”. Suas práticas bem sucedidas e humanizadas foram relatadas em várias de suas publicações acadêmicas e livros.
Em 2015, foi retratada em “Nise, o Coração da Loucura”, que destaca os anos em que a profissional atuou na sessão de terapia ocupacional do Centro Psiquiátrico Nacional Pedro II.
Para mim, Nise é o maior exemplo de ética, integridade e humanidade na medicina.
Parafraseando a querida colega: estou cada vez menos doutora, cada vez mais Kyze.”
Referências: Centro Cultural do Ministério da Saúde. "Nise da Silveira: vida e obra." Rio de Janeiro, 2006.
Foto: Casa Das Palmeiras Adaptado de @kyze.md publicado originalmente em 20 de abril de 2021.
⚠️ Todas as informações contidas nesta publicação têm caráter informativo, portanto, não devem ser utilizadas para autodiagnóstico, autotratamento ou automedicação. Se julgar necessário, procure atendimento médico.
Comments